Home Office: Como ser produtivo?

Produtividade

Home Office: Como ser produtivo?

Maycon Del Piero
Escrito por Maycon Del Piero em 6 de abril de 2020
7 min de leitura
Fique sempre atualizado

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Trabalhar em casa (home office) pode ser o sonho de muitos, porém o pesadelo de outros. Pelo motivo de estarmos vivenciando atualmente (abril de 2020), uma quarentena a nível mundial, onde as empresas estão mandando seu colaboradores para trabalhar em casa. As escolas e faculdades estão com aulas presenciais suspensas e dando suas aulas remotamente, mas para quem não tem esse hábito, isso será um enorme problema.

Como resultado o número de pessoas atrasando seus afazeres tem aumentado consideravelmente, certamente causado por não saber como se organizar.

Por conta disso, trago aqui um compilado de 5 dicas de como ser produtivo se você precisa trabalhar ou estudar no modelo de home office.

1. Tenha um local organizado

Se você possui um bom computador/notebook para utilizar em seu trabalho/estudo home office isso já é um bom começo. Entretanto, não vá cair no erro de deitar no sofá com a Netflix ligada e vai querer ser produtivo.

Você precisa ter um espaço dedicado ao seu trabalho. Preferencialmente que seja um espaço afastado do restante da casa. Utilizar espaços compartilhados, como por exemplo, a mesa de jantar, pode gerar inúmeros problemas. Por outro lado trabalhar no seu quarto e ter a cama ao lado pode ser muito tentador.

O cenário ideal seria um escritório (quarto que ninguém usa) com uma mesa limpa, apenas com aquilo que você utiliza sempre a mão. Porém, nem todo mundo irá dispor disso, então analise qual é sua realidade e encontre um espaço para você utilizar e seja o mais organizado possível.

2. Velocidade da internet

Esse é um ponto importante a se pensar. A velocidade da sua internet vai contar muito. Então se houver a possibilidade, verifique junto a companhia que fornece internet se há como aumentar a velocidade, pois uma boa conexão vai agilizar na transferência de arquivos.

Além do mais, durante o trabalho ou estudo em home office é comum você precisar fazer videochamadas, assistir vídeos, enviar vídeos. Tudo isso tende a exigir muito da velocidade da sua conexão.

3. Cumpra horários

O home office fica perigoso exatamente nesse ponto. É comum vermos dois estremos: Aquele que acorda tarde e quase não faz nada pelas distrações em casa; E o que fica 25 horas por dia trabalhando e esquece do resto.

É importante acordar cedo, após ter tido uma quantidade suficiente de horas de sono, tomar um banho (frio de preferência), vestir roupa, como se fosse ter que ir trabalhar fora. Estudos apontam que a roupa de trabalho, por ser um pouco menos confortável que seu pijama obrigam sua mente a acabar logo com aquilo para depois ter a gratificação.

Tenha horário para almoçar e para parar. Inclusive feriados e finais de semana precisam de rotinas específicas, mesmo que não esteja saindo de casa. Mas tenha momentos para descansar, assistir um filme, uma série, jogar videogame etc.

Para gerenciar tudo isso uma agenda será indispensável, use o Google Calendar por exemplo.

4. Faça Listas

A sensação de ir riscando os itens a medida que os conclui é algo muito motivador, ainda mais durante o período esse período que precisa trabalhar em casa. Consequentemente gera maior prazer ao cumprir cada tarefa. Então o ato de criar listas com seus afazeres do dia pode ser uma boa alternativa para unir forças com a agenda (onde você não detalha o que será feito).

Pode ser uma lista a mão ou por meio de algum aplicativo, como por exemplo o Todoist. O importante é fazer da forma que fique mais confortável para você, e quanto mais você quebrar seus afazeres em partes melhor fica. Como por exemplo: Ao invés de inserir o item “relatório” pode quebrar em “pesquisar dados”, “alimentar planilha”, “gerar gráficos”, “enviar e-mail”, assim você se mantem motivado e não dispensa.

Algo muito bom que as listas geram é que você evita de ficar fazendo várias atividades ao mesmo tempo, ficando concentrado apenas naquela.

Mas volto a dizer, isso depende muito de cada pessoa, teste e veja o que funciona para você.

5. Cuidado com Interferências

O home office pode ser um desafio ainda maior para quem possui distrações em casa, como por exemplo seu filho querendo brincar com você, seu marido ou sua esposa pedindo para fazer algo, a televisão ligada, enfim, distrações não irão faltar.

Então é importante evitar ao máximo as distrações que estão ao seu alcance e se possuir outros moradores na casa, converse e tente negociar horários onde você poderá estar mais presente.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.